Semana de 23 a 30 de agosto de 2011.
Fique atento para não perder o prazo!!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

UMA POSTURA INTERDISCIPLINAR

Por Thereza Cristina Bordoni
Mestre em Políticas Educacionais. Pesquisadora Educacional.
Vice-Diretora do Colégio Marista de Patos de Minas.
Consultora Educacional. (31-99717068)


“O significado curricular de cada disciplina não pode resultar de uma apreciação isolada de seu conteúdo, mas sim do modo como se articulam as disciplinas em seu conjunto; tal articulação é sempre tributária de uma sistematização filosófica mais abrangente, cujos princípios norteadores é necessário reconhecer.” (MACHADO, 1995, p. 186).

“...as necessidades do futuro não requerem especialização, mas versatilidade, harmonia entre uma formação especializada e um saber geral - o único capaz de assegurar a assimilação de novos conhecimentos e a capacidade de auto-aprendizagem”. (Torres)

INTERDISCIPLINARIDADE

“Do ponto de vista epistemológico, consiste no método de pesquisa e de ensino voltado para a interação em uma disciplina, de duas ou mais disciplinas, num processo que pode ir da simples comunicação de idéias até a integração recíproca de finalidades, objetivos, conceitos, conteúdos, terminologia, metodologia, procedimentos, dados e formas de organizá-los e sistematizá-los no processo de elaboração do conhecimento.” (Dra. Francisca S. Gonçalves – USP)

TRANSDISCIPLINARIDADE

“É a reunião das contribuições de todas as áreas do conhecimento num processo de elaboração do saber voltado para a compreensão da realidade, a descoberta de potencialidades e alternativas de se atuar sobre ela, tendo em vista transformá-la.” (Zemelman)

Refletindo sobre Interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade é um termo que não tem significado único, possuindo diferentes interpretações, mas em todas elas está implícita uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca da unidade do pensamento. Desta forma a interdisciplinaridade difere da concepção de pluri ou multidisciplinaridade, as quais apenas justapõe conteúdos.

Nesse sentido, não estou me referindo ą interdisciplinaridade como uma teoria geral e absoluta do conhecimento, nem a compreendo como uma ciência aplicada, mas sim como o estudo do desenvolvimento de um processo dinâmico, integrador e, sobretudo, dialógico.

O ponto de partida e de chegada de uma prática interdisciplinar está na ação. Desta forma, através do diálogo que se estabelece entre as disciplinas e entre os sujeitos das ações, a interdisciplinaridade "devolve a identidade as disciplinas, fortalecendo-as" e evidenciando uma mudança de postura na prática pedagógica.  Assim, alunos e professores - sujeitos de sua própria ação - se engajam num processo de investigação, re-descoberta e construção coletiva de conhecimento, que ignora a divisão do conhecimento em disciplinas. Ao compartilhar idéias, ações e reflexões, cada participante é ao mesmo tempo "ator" e "autor" do processo.

A interdisciplinaridade favorecerá que as ações se traduzam na intenção educativa de ampliar a capacidade do aluno de:

• expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias;
• posicionar-se diante da informação;
• interagir, de forma crítica e ativa, com o meio físico e social;

 Assim a prática interdisciplinar nos envolve no processo de aprender a aprender. Temos então a interdisciplinaridade como um campo aberto para que de uma prática fragmentada por especialidades possamos estabelecer novas competências e habilidades através de um postura pautada em uma visão holística do conhecimento e uma porta aberta para os processos transdisciplinares.
__________________________________________________________________________________

PARA REFLETIR...

Olá Pessoal!!!!

Primeiramente, gostariamos de parabenizar todos os participantes... É impossível não dizer que os comentários da semana anterior foram simplesmente MARAVILHOSOS!!! É sempre muito bom saber que podemos contar com um material humano da mais alta competência e qualidade. Estamos muito felizes por compartilhar de tantos bons momentos...

Uma boa semana e um ótimo feriado... 

Abraços

Erika e Marli 

Nossa reflexão da semana vem de encontro com o momento que vivenciamos no último dia 27/10 (Mostra Cultural). Com base no texto acima e de acordo com a apresentação na Mostra, queremos saber...

Como você desenvolveu a interdisciplinalidade nas atividades realizadas para a Mostra Cultural? E como você avalia o produto final (geral) da "Nossa Mostra"?

24 comentários:

  1. OLÁ MENINAS!!!

    Parabéns a todos Dorival pela mostra cultural.
    Isso vem ao encontro e justificar o tema desse 3º htpc, sozinhos mtas vezes tornamos vuneravéis, mas juntos que sucesso. A troca de experiências, ajuda mútua, compartilhar um gesto de carinho,tudo tornar-se mto mais fácil a nossa tarefa e passa ser prazerosa.
    Um bom feriado a todos.
    Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Olá, pessoal!

    Gostei muito da Mostra Cultural, comi muito chocolate, visitei todas as salas e estavam muito interessantes, claro.
    Quanto ao tema interdisciplinaridade, acredito que a partir do fotojornalismo e dos poemas a partir de fotos dos alunos, os quais ficaram muito bonitos e criativos, diga-se de passagem, o tema foi interdisciplinar com Artes, devido às imagens (fotos), com História, devido produção textual e reflexiva que cada imagem possuia e com Geografia, por ter proporcionado aos alunos uma produção textual, a partir de uma localização de lugares, fatos. Acredito que, no caso dos trabalhos que meus pupilos desenvolveram houve interdisciplinaridade com Língua Portuguesa pelas razões acima mencionadas.

    Tchau!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu de novo!

    Achei a pergunta interessante e um pouco difícil de ser respondida.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Bom...
    Eu já tinha uma ideia na cabeça, que foi amadurecendo a partir de um documentário muito interessante sobre o assunto, transmitido pela tv cultura, o qual tive oportunidade de assistir. Daí parti para a observação do cotidiano na escola. Um gesto, um diálogo, palavras soltas, leituras sobre o assunto na sala de aula e os registros dos alunos contando experiências vividas por eles, foram de grande importância. Foi gratificante ver ideias, palavras e cores tomando formas e como eles buscaram material, e dialogaram para montar os trabalhos. Essa brincadeiras com cores e o jogo de palavras, com certeza ajudaram o leitor a fazer parte do processo, seja evitando, denunciando, ou até mesmo ajudando uma vítima do bullying.
    No conjunto, tudo foi muito legal. Gostaria de ter tido mais tempo pra ler todos os contos e poemas, acho que da sala de artes.Era muito legal. Dentro de cada objeto tinha um poema, um verso, uma frase, ou um conto, que deveria estar relacionado com a forma. Parabéns aos demais colegas, estava tudo muito lindo e até saboroso( estou falando dos chocolates). Agradeço aos alunos que aceitaram a proposta e desenvolveram o tema brilhantemente, e acredito que de alguma forma tenhamos contribuido para a diminuição da prática do bullying no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  5. A Mostra Cultural é uma oportunidade de utilizarmos estes dois termos, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, na prática, principalmente para os alunos, para que possam desenvolver uma ideia geral das coisas que acontecem a nossa volta. O ato de mostrar os trabalhos é uma forma de dar valor ao empenho, e vem com um sentimento de conquista. A grande contribuição que podemos dar, é a valorização de forma direta aos alunos, trabalhando junto a eles, colaborando com seus trabalhos e por fim parabenizando-os.

    ResponderExcluir
  6. Bom, gostei muito da Mostra Cultural, pois todos os temas abordados eram interdisciplinar, todas as áreas trabalharam juntos e tivemos um produto final maravilhoso, isto graças ao esforço dos professores e dos alunos, estamos todos de parabéns.
    Bom eu trabalhei com construção dos sólidos geométricos que precisava de coordenação motora, cálculos, geometria e da arte principalmente.
    Os alunos construíram foguetes onde envolvia a arte, cálculos, geometria, biologia e física.
    Trabalhei também com o tema África de onde os alunos produziram gráficos com dados estatísticos da realidade Africana.Utilizaram fotos de Quilombolas ainda existente, e a produção de um programa envolvendo dados da triste realidade Africana. Com este trabalho consegui trabalhar a matemática, Língua portuguesa, arte, história e geografia.
    Acredito que consegui atingir um pouco de minhas expectativas mais como educadora preciso melhorar cada dia mais pois o nosso aluno de hoje ele requer mais e sempre mais....
    um beijo a todos e parabéns ....

    ResponderExcluir
  7. Parabenizo todos os profssores que contribuiram para a amostra. Visitei todos para prestigiar meus colegas. Devido ao conteúdo matemático (3º ano)tive dificuldadades de preparar material para a amostra, mas estou pesquisando para futuras amostras.

    ResponderExcluir
  8. Interdisciplinaridade é fundamental em qualquer tempo, pois os problemas surgidos na área do conhecimento não podem ser compreendidos por apenas uma área do saber, uma disciplina. Na mostra cultural interessou-me muito o tema Violência Feminina que recebeu tratamento histórico, geográfico, sociológico e filosófico. Cada área trabalhou com o tema através de textos, mídias, debates e o resultado foi o trabalho apresentado pelos alunos. Parabéns aos alunos e aos professores.
    Parabéns a toda a equipe do Dorival pela Mostra Cultural.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito, quanto a interdisciplinaridadefoi muito bom de cada area,como os poemas, o lixo a gravidez precoce, emfim foi muito bom, fica para proxima mostra cultural amadurecer novas ideias parabens a todos beijos

    ResponderExcluir
  10. A ação da Mostra Cultural é o ponto de chegada da prática interdisciplinar iniciada em sala de aula. É o momento de socialização, de troca, de compartilhar, de crescer, de enriquecer e consolidar os resultados obtidos no trabalho de construção do conhecimento realizado em sala de aula.
    A Mostra Cultural é o resultado da articulação das disciplinas em um processo dialógico na busca pela unidade do conhecimento. É o momento em que o aluno se expressa por meio de uma determinada linguagem, posicionando-se diante do conhecimento que está sendo socializado por meio da interação com as pessoas neste ambiente.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a todos que estiveram envolvidos no tema e conseguiram desenvolver trabalhos para que fosse possível realizar amostra. Quanto ao Inglês, não consegui desenvolver trabalhos a altura desta amostra.Quero aqui dar os parabéns aos que conseguiram desenvolver mesmo diante de tantos conflitos e situações adversas.
    Quanto ao texto acima, acho bem difícil, porém não impossível, acontecer a Interdisciplinaridade, visto que quase nunca temos tempo para interagir com nossos colegas.
    É muito bom quando conseguimos dar uma mostra daquilo que fica muitas vezes camufladas ,atitudes e um pouco das nossas aulas.
    Para finalizar, gotaria de dizer que às vezes nos surpreendemos com o que nossos alunos ainda são capazes de realizar. A mim surpreendeu!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal!
    Marinho, acredito que você tenha achado difícil responder a pergunta pelo fato de ser difícil trabalhar interdisciplinarmente. Apesar de ser uma palavra já bastante debatida no meio acadêmico, no dia a dia ainda é um desafio essa tal de interdisciplinaridade. Porém, como o texto colocou trata-se de uma “nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca da unidade do pensamento.” É através de ações que conseguimos desenvolve-la. Prova disso, temos a nossa Mostra Cultural. Pude contribuir me envolvendo com o tema da violência familiar e drogas, além dos resultados da disciplina de PD sobre os temas Dossiê Urbano e África.
    Acredito que a nossa Mostra Cultural seja um momento de resgatar frutos de nossas ações, apreciar o que cada colega desenvolveu, e sempre nos surpreendemos, ganhando mais energia pra continuar. Nunca devemos subestimar a capacidade de nossos alunos, pois dessa forma limitamos a possibilidade de conhecimento.
    Parabéns a todos! E que a nossa Mostra Cultural seja um sucesso maior a cada ano... beijos

    ResponderExcluir
  13. E muito interessante observar todas as disciplinas reunidas numa só folha de papel, definida numa foto, no aroma das diversas fragrâncias encontradas nos xampus e sabonetes, numa cartolina através da poesia, nos documentários analisados graficamente, no envolvimento de muitos nas artes plásticas e das delícias reunidas no sabor de um chocolate...
    Parabéns para todos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Desenvolvi com os alunos os jogos de matemática sendo que as regras do jogo devem ser interpretada corretamente para validar o jogo e a história em quadrinhos, relacionando assim com a disciplina de português, , quanto a mostra cultural visitei todas as salas com trabalhos interessante o que me chamou atenção foi a sala da Rita onde monstrou a sala de aula hoje “suja” e a ideal limpinha que tal esta ideia não ficar só na mostra cultural... e talvez conseguir levar adiante esta ideia, lógico com o empenho de todos é claro, a participação de determinados alunos explicando seus trabalhos foi muito interessante , como também tivemos alunos só a passeio, o companheirismo dos colegas em preparar a sala um ajudando o outro foi muito bom .

    ResponderExcluir
  15. Mostra cultural ,Uma ação: dividida ou multiplicada em vários temas,ideias,trabalhos,ações, organizada por grupos de professores e alunos para expressar tudo o que pode ser feito a partir da união ,junção a fim de colocar em prática a pesquisa , a vontade de fazer a diferença,indo além da sala de aula,ações essas que se não fosse com a união de grupos e empenho de muitos ,não seria possível.São ideias que vão amadurecendo e se transformando até o produto final,onde cada um independentemente de qual disciplina for,contribuiu,trabalhou,dando formas, sentido,"sabor",cheiro e porque não dizer aprendizado a todos. Gostei da mostra. Parabéns a todos!
    2 de novembro de 2010 18:01

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde
    Foi bem interessante a mostra cultural, com muitas idéias e diversos temas podemos ai expressar nosso envolvimento com arte,sobre interdisciplina do ponto de vista este que o estudo critico dos princípios hipóteses resultados das ciências já constituídas e que visa a determinar os fundamentos lógicos de uma ou mais disciplina que a traves de dialagos vem evidenciando uma mudança de postura na pratica pedagógica,e dai Professores e alunos na sua própria ação engaja em uma investigação re-descoberta e construção coletiva de conhecimento e compartilha ideais e ações e reflexões, que amplia o horizonte vasto da capacidade do aluno que tem muito a esplorar

    ResponderExcluir
  17. Parabenizo todos os professores que direta ou indiretamente, contribuiram para a realização da Mostra Cultural, cada ano professores e alunos ficam mais criativos, fico contente de ver professores trabalhando juntos na construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  18. Participar da mostra cultural foi muito divertido e muito gratificante. Os alunos se interessam e também se divertem. Acredito que se houvesse mais participação dos alunos teriamos tido mais visitantes. Todos os professores, realmente, tinham no rosto uma expressão de felicidade pela realização daquele trabalho. Foi ótimo. Precisamos de mais oportunidades como esta.

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!

    Não realizei nenhum trabalho porque comecei em agosto com meus alunos, e os conteúdos estavam uma loucura, mas adorei ver o trabalho dos meus colegas. Mil bjs

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite

    Realmente para que haja a interdisciplinaridade é preciso dialogo entre os colegas de trabalho para se executar a ação e a partir daí observarmos os resultados apresentados pelos nossos alunos. Foi com o projeto da Denise, arte, historia geografia e é claro de língua portuguesa que iniciamos o primeiro. Todos com boa vontade em desenvolver este projeto e não parou por aí. De uma forma criativa os contos foram saindo dos presentes confeccionados envolvendo a parte artística e depois vejam só as instalações que acredito eles se sairam bem apesar de serem pequenos projetos por eles elaborados. Agradeço a minhas amigas Elionete e Rita que me ajudaram para montagem e a Grasiele. O desempenho e o trabalho dos demais colegas nas salas foi bem criativo. Os alunos trazerem frutas para degustar então hummm. E não podemos nos esquecer das peças da Edna que não é facil encenar e mostrar de uma forma humoristica a ideia das historias, ainda mais não sendo eles atores. Mas acredito que poderemos trabalhar com todas as disciplinas tendo mais tempo para discutirmos projetos e trocarmos idéias. Parabenizo a todos os colegas de trabalho que participaram da amostra e desenvolveram com os alunos este espaço. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  21. Estou me sentindo ainda um pouco "turista".
    Sempre participei junto com uma ou mais turmas da Mostra Cultural e dessa vez não me imaginei sentada e espectadora. Mas sei que foi ótimo porque somos um grupo que busca a interdisciplinaridade como uma forma natural de ensinar e assim, por mim posso dizer, estou aprendendo muito com esse foco.

    ResponderExcluir
  22. Não participei diretamente,porque estava no Xenofonte; ouvi comentários que foi muito agradável e prazeroso, devido os esforços de toda equipe,"Dorival". Quanto ao tema proposto do htpc: interdisciplinaridade ou outras formas de tratamento, o mais importante é o empenho e a dedicação de todos . É bom saber que estou trabalhando com esta equipe maravilhosa . Sou muito grato a Deus por estar envolvido, com meus alunos,com meus colegas de profissão e esta equipe gestora maravilhosa que cada dia que passa demonstra muito profissionalismo e dedicação em que é possível melhorar a educação.

    ResponderExcluir
  23. Estamos desenvolvendo bem a interdisciplinalidade, prova disso foi nossa mostra cultural,ver colegas de aréas diferentes reunidos para a realização da mesma.

    ResponderExcluir
  24. Tudo que e feito com amor e dedicação e bem feito ,por isto a amostra cultural foi feita com dedicação,e desempenho dos alunos,por todos que tiveram envolvidos, parabens a todos professores e alunos. beijos , beijinhos e beijoca.

    ResponderExcluir